COMO O SISTEMA NERVOSO FUNCIONA?
O sistema nervoso é a parte do nosso corpo que nos ajuda não só a perceber, compreender e responder ao mundo à nossa volta, mas também a enviar, receber e interpretar informações de todas as partes do nosso corpo. Na verdade, o sistema nervoso monitora e coordena as ações voluntárias, como andar (que nós conscientemente decidimos fazer) e ações involuntárias, como a respiração e a digestão, que acontecem sem a nossa decisão específica.
As células nervosas, chamadas de neurônios, são as células que constituem o tecido nervoso, das quais o sistema nervoso é feito. Elas trabalham por meio de ação química e elétrica, que permite a transmissão de sinais em nosso corpo.
Componentes simples para uma montagem complexa
O sistema nervoso periférico é composto por milhões de nervos, chamados de nervos periféricos, ligados uns aos outros, ou aos músculos, ou a receptores em todo o nosso corpo.
Você pode pensar nisso como uma série de fios elétricos ou linhas telefônicas conectando o seu cérebro e o seu corpo, permitindo que eles se comuniquem.
A fibra nervosa é como um fio transmitindo impulsos por todo o corpo.
Estas fibras são cobertas por uma substância chamada mielina. A mielina protege a fibra nervosa e ajuda que as mensagens passem rápido pelos neurônios.
Os nervos estão sempre "trabalhando" e têm direções diferentes, por exemplo, quando você encosta em uma chapa quente, alguns nervos enviam as informações dos seus dedos para o cérebro (sistema nervoso central), para perceber a sensação de calor. Quando o cérebro recebe essa informação, emite a ordem de retirar o dedo. Outros nervos levam esta mensagem para o músculo da mão. O resultado? Você não se queima!
A direção não é a única maneira de classificar os nervos, as suas funções específicas também são muito importantes. Cada grupo de nervos "sabe" exatamente o que fazer:
- os nervos motores coordenam os movimentos voluntários do corpo, estimulando os seus músculos.
- os nervos sensoriais reagem a estímulos externos e permite que você sinta sensações, como o calor, o frio e a dor;
- os nervos autonômicos regulam funções involuntárias, como os batimentos cardíacos, a transpiração e a digestão, e influenciam nas atividades dos órgãos internos.